Header

O café em sua pureza ou em suas combinações, para a alegria
do paladar e do olfato. Café em gotas, em palavras, em imagens...




Blog

O café e seus mitos!



0
falaram
  • set
  • 8

A cada ano que passa o consumo do café vem aumentando, não só no Brasil como no mundo todo. Fica a questão: é bom cultivarmos esse hábito? Pra mim essa pergunta é bem fácil de responder ” Claro que sim!”. No texto abaixo conheça alguns mitos do café que foram derrubados pela obra de Darcy Roberto Lima do livro 101 razões para tomar café.

Mito1: Café é indicado para crianças?

Eu tomo café desde sempre, meus pais nunca falavam nada em questão de café, ou que eu não poderia tomar, eu simplesmente amava tomar café preto com pão e margarina no final da tarde, chegando do colégio.

A cafeína é encontrada naturalmente em folhas, frutos de mais de 50 espécies, entre elas o cacau, as nozes de cola e folhas de chá, consumidas com frequência pelos pequenos. O consumo diário de duas à quatro xícaras de café puro ou com leite aumentaria o valor nutritivo das refeições infantis. A ingestão regular e controlada de café pode aumentar a atenção, melhorar a concentração e memória das crianças.

Mito2: O café faz mal à saúde?

Felizmente o café foi inocentado como causador de inúmeras doenças. Com o passar dos anos de pesquisa foi constatado que ele é seguro e faz BEM à saúde, pois além da cafeína ele contém sais minerais, vitaminas e ácidos antioxidantes. “O café estimula o sistema de vigília, matem a atividade cerebral e afasta a sonolência. Assim ele deve ser ingerido durante o dia”, explica Darcy.

Mito3: O café escurece os dentes?

É certo que os pigmentos do café causam a coloração marrom nos bules e xícaras onde o café fica por muito tempo, mas em relação aos dentes, o café tem um contato muito rápido e a possibilidade de coloração é mínima. Mas de qualquer forma o hábito de escovar os dentes regularmente pode potencializar a prevenção deste escurecimento.

Mito 4: O café faz mal ao estômago?

Não existem evidências científicas de que o café cause diretamente problemas digestivos. Entretanto a substância estimula a secreção gástrica, seu consumo exagerado deve ser evitado por portadores de úlcera péptica.

Nada é mais digestivo pra mim que um cafezinho logo após do almoço.

Mito5: O café engorda?

Pelo contrário a cafeína pode auxiliaro  processo de emagrecimento. “Ela estimula a mobilização das gorduras, aumentando e antecipando sua utilização durante o exercício físico”. Pode ajudar na queima de calorias em pessoas obesas, pois estimula a produção de calor no corpo.

Olha aí mulherada, bóra tomar um café e ir correndo pra academia!!!

Mito6: O café causa vício?

Segundo Darcy, todas as nossas experiências causam rações químicas no cérebro, isso significa que podemos nos tornar dependentes de coisas saudáveis ( café, água, leite e exercícios) ou de substâncias que prejudicam nossa saúde (álcool, tabaco, drogas). Nesse caso o problema é se viciar em algo que nos dê prejuízo físico, o que não é o caso do café, com certeza!

Deixe seu comentário: